Shih Tzu

          

Tamanho: 5 – 7kg, 25 – 27cm
Cuidados com a pelagem: difícil
Adestramento: médio
Cores: qualquer cor
Com personalidade mais dinâmica que seu parente próximo, o Lhasa, esta raça popular veio do Tibete da China, onde era um dos favoritos na corte imperial. A raça de hoje é o provável resultado do cruzamento seletivo de cães tibetanos parecidos com o Lhasa apso e cães menores do tipo pequinês em canis da imperatriz-viúva Cixi (Tzu-Hsi), em Beijing, no final do séc. XIX.
Tem pelagem densa e grossa, assim como o lhasa. Para melhorar a visão, é bom amarrar o pêlo do rosto curto. Como o pequinês, o Shih tzu parece não perceber quando os olhos protuberantes tocam contra plantas e objetos, e, por isso, está sujeito a lesões oculares, por vezes sérias. Ele é mais extrovertido que o Lhasa. Devido ao tamanho pequeno e à vontade de passar várias horas aconchegado no sofá, é um companheiro ideal para quem tem casa pequena. Sua expectativa média de vida, 13,4 anos, é quase idêntica à do pequinês. A raça é propensa a doenças periodontais.

Pelagem exuberante
A longa pelagem externa do shih tzu é viçosa, o subpêlo pode ser muito fino e fácil de embaraçar. Geralmente são tosados, sobretudo em climas quentes.