Pug

          

Tamanho: 6 – 8kg, 25 – 28cm
Cuidados com a pelagem: fácil
Adestramento: difícil
Cores: preto, prateado, fulvo, todos com máscara e manchas pretas

É difícil acreditar que esta exuberante raça compacta e musculosa é geneticamente mais próxima do lobo do que, por exemplo, o pastor alemão. O pug é de fato antigo e, como todas as raças antigas, pode ser um desafio adestrá-lo por completo.
Originalmente na China, a raça foi levada à Holanda há cerca de 500 anos. Seu nome holandês, mopshond, que significa “cão resmungão”, refere-se ao seu fungado e não ao temperamento. São teimosos e individualistas. Com sua simpática cara achatada, cauda bem enrolada e pele grossa e enrugada, eles são absolutamente peculiares no mundo canino.

Os pugs são suscetíveis a infecções na dobra sobre o nariz e têm enorme tendência a machucar os olhos protuberantes, quem parecem insensíveis a perigos potenciais. A raça requer exercícios regulares para evitar a obesidade. É bom evitar ter pugs em climas quentes, pois a combinação de dificuldades respiratórias, excesso de peso e calor pode ser fatal. Também não devem ficar ao ar livre em climas frios.

Traços infantis
Sua cara achatada, nariz curto e arrebitado e olhos grandes são um charme, mas esses traços também aumentam riscos de saúde, como lesões nos olhos e problemas respiratórios.