Poodles pequenos

          

Tamanho: Toy: 2,5 – 4kg, 25 – 28cm
Miniatura: 4,5 – 8kg, 28 – 38cm
Cuidados com a pelagem: difícil
Adestramento: fácil
Cores: variando de branco e creme, prateado, marrom, preto, azul, vermelho, damasco
Versões menores que o elegante poodle standard, existem desde a década de 1700, mas foi apenas no séc. XX que o poodle miniatura foi reconhecido por kennel clubs, seguido do poodle toy, 20 anos mais tarde. Os tamanhos toy e miniatura são reconhecidos na maioria dos países. Na maior parte da Europa, um poodle mais ou menos do tamanho do cão miniatura é chamado de anão, o que é estranho porque não tem pernas nanicas; e “miniatura” é usado para descrever um poodle de tamanho médio a standard. Quando muito pequenos, abaixo de 5kg, são anunciados como tea cup (xícara de chá), mas é um tamanho extra-oficial.
Os poodles pequenos têm má fama. É verdade que o temperamento da raça piorou com os cruzamentos por quantidade em vez de qualidade, mas isso foi há 50 anos. Hoje, nervosismo e imprevisibilidade com crianças são atribuídos mais à pouca sociabilização do que à hereditariedade.
Os poodles não trocam o pêlo denso e lanoso, precisando de tosa cerca de oito vezes por ano. Em geral, a tosa uniforme é o estilo favorito, dando um aspecto de carneirinho. Apenas cães de uma só cor são reconhecidos por registros, mas poodles bicolores podem ser belíssimos. Uma vantagem de ter um poodle é que ele raramente tem cheiro de cachorro, mas é muito suscetível a doenças periodontais e halitose. Algumas linhagens têm predisposição para a cegueira hereditária por catarata ou atrofia progressiva da retina (APR).
Devem-se verificar essas condições em cães usados para criação. O crescimento de pêlos grossos nos canais auriculares torna-os suscetíveis a inflamações nas orelhas, sendo essencial a remoção dos pêlos.

De filhote a pensionista
Um filhote pode ser pequeno e fofinho, mas é um comprometimento a longo prazo. Estatísticas de mortalidade mostram que, de todas as raças, o poodle miniatura tem a expectativa de vida mais longa: 14,8 anos. Podem-se esperar que o toy viva quase o mesmo tempo: uma média de 14,4 anos.