Pastor de Shetland

          

Tamanho: 6 – 7kg, 35 – 37cm
Cuidados com a pelagem: difícil
Adestramento: fácil
Cores: tricolor, diversas combinações bicolores, e azul merle

É um cão muito adestrável, afetuoso e adora (além de ser excelente em) agility (agilidade), obediência, flyball ou simplesmente exibições. Seu lar original é nas remotas ilhas de Shetland, no mar do Norte. Comerciantes, visitantes e colonizadores das ilhas levaram consigo vários cães, dentre eles o collie escocês de pêlo longo, principal ancestral do sheltie, e cães do tipo spaniel e spitz.
O sheltie é, em essência, a perfeita miniaturização do collie de pêlo longo e retém as habilidades do seu ancestral. O sheltie pode ser tímido e desconfiado com estranhos se não for socializado quando filhote. É um cão de guarda nato e, quando tem oportunidade, pastor de ovelhas.
A miniaturização aumentou o risco de fraturas nas pernas. Duas condições hereditárias são problemas potenciais: anomalia ocular do collie (AOC) e atrofia progressiva da retina (APR). Sua pelagem densa e longa precisa de escovação diária. O sheltie é um cão ideal para famílias jovens ou sedentárias e de mais idade.

Cão número um
Em seu grupo de tamanho, o sheltie sobressai em competições de agility. O esporte satisfaz sua necessidade de estimulação tanto física, como mental.