Pastor Alemão

          

Tamanho: 28 – 44kg, 55 – 66cm
Cuidados com a pelagem: de médio a difícil
Adestramento: fácil
Cores: castanho com capa preta, branco, preto e marta

Provavelmente a raça mais numerosa do mundo, todos os milhões de pastores alemães atuais descendem de uma pequena população de cães pastores do noroeste da Alemanha. Há 100 anos havia uma enorme variedade de pelagens e formatos do corpo entre eles.         Um oficial aposentado da cavalaria alemã, Mas Von Stephanitz mudou isso. Usando o olho aguçado de criador e a segurança de empreendedor, comprou um cão pastor local e criou o Clube do Pastor Alemão (Verein für Deutsche Schäferhundle, ou SV), registrando o primeiro pastor alemão do mundo.
Von Stephanitz era ótimo em propaganda. Na I Guerra Mundial em 1914, ele ofereceu alguns cães ao serviço militar e, até o fim da guerra, 48 mil cães tinham servido aos exércitos alemães. O sucesso desses cães como mensageiros, batedores e carregando linhas telefônicas foi percebido pelas tropas aliadas. Ao voltarem à Grã-Bretanha e à América do Norte, soldados levaram cães consigo. Sua reputação ganhou ainda mais destaque com a presença de Strongheart em filmes holywoodianos. Antes da década de 50 a raça já era a mais popular na Alemanha e a série As aventuras de Rin Tin Tin tranformou-a numa das mais apreciadas na América do Norte e no Reino Unido.
No início da década de 70, havia bem mais de um milhão de pastores alemães apenas nos EUA, com mais de 100 mil registros por ano. Porém, os cruzamentos já não estavam mais por conta de criadores criteriosos. As virtudes e a saúde da raça decaíram e, com isso, a sua quantidade. Para a imprensa, tornou-se “o diabo”. Porém, o problema de agressão da raça nunca foi genético, mas um fenômeno social. Hoje, é reconhecido como o cão policial e militar mais bem-sucedido do mundo. É forte, ágil e sempre alerta, amigável com a família, mas cauteloso com estranhos. Com seu caminhar ritmado, é um cão multiuso que participa de provas de pastoreio e localização e sobressai em agility e obediência. Solta pêlo e também pode ter mielopatia degenerativa (MD) e displasia coxofemoral.