Golden Retriever
Tamanho: 27 – 36kg, 51 – 61cm
Cuidados com a pelagem: médio
Adestramento: fácil
Cores: dourado-escuro a creme
Este cão pode não ter o mesmo brilho nos olhos do labrador, pode ter menos senso de humor, mas é muito generoso. Sua origem é conhecida. Lord Tweedmouth, de Guisachan, Escócia, comprou um Flat-coated Retriever amarelo, chamado Nous, criado pelo conde de Chichester, em Sussex, Inglaterra, e cruzou-o com um Tweed Water Spaniel, raça hoje extinta. O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip. Seus descendentes, e em especial os de Cowslip, são os ancestrais de todos os golden retrievers. Lord Tweedmouth fez o que hoje é quase impossível: introduziu exogamias ocasionais em seu programa de criação, flat-coated retrievers, um sethound castanho para melhorar o faro.
De início, a raça foi classificada como “flat coat - golden”. Nos EUA, o padrão exige “dourado vivo e brilhante”, enquanto dourado ou creme são aceitáveis no Reino Unido. Isso fez surgir cães de aparências diferentes nos dois países. Na Grã-Bretanha, linhagens de exposição. Porém, o temperamento é o mesmo: sensível, dedicado, sociável, obediente, cheio de vontade de agradar e praticamente compulsivo ao carregar coisas na boca, que é delicada. É paciente, raramente morde e é confiável sobretudo com crianças.
É barulhento, mas em se tratando de um cão de guarda, o golden pode latir por uns instantes antes de observar um ladrão roubar sua casa.