Golden Retriever

          

Tamanho: 27 – 36kg, 51 – 61cm
Cuidados com a pelagem: médio
Adestramento: fácil
Cores: dourado-escuro a creme

Este cão pode não ter o mesmo brilho nos olhos do labrador, pode ter menos senso de humor, mas é muito generoso. Sua origem é conhecida. Lord Tweedmouth, de Guisachan, Escócia, comprou um Flat-coated Retriever amarelo, chamado Nous, criado pelo conde de Chichester, em Sussex, Inglaterra, e cruzou-o com um Tweed Water Spaniel, raça hoje extinta. O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip. Seus descendentes, e em especial os de Cowslip, são os ancestrais de todos os golden retrievers. Lord Tweedmouth fez o que hoje é quase impossível: introduziu exogamias ocasionais em seu programa de criação, flat-coated retrievers, um sethound castanho para melhorar o faro.
De início, a raça foi classificada como “flat coat - golden”. Nos EUA, o padrão exige “dourado vivo e brilhante”, enquanto dourado ou creme são aceitáveis no Reino Unido. Isso fez surgir cães de aparências diferentes nos dois países. Na Grã-Bretanha, linhagens de exposição. Porém, o temperamento é o mesmo: sensível, dedicado, sociável, obediente, cheio de vontade de agradar e praticamente compulsivo ao carregar coisas na boca, que é delicada. É paciente, raramente morde e é confiável sobretudo com crianças.
É barulhento, mas em se tratando de um cão de guarda, o golden pode latir por uns instantes antes de observar um ladrão roubar sua casa.

Amabilidade, sensibilidade e desejo de agradar fizeram destes cães a melhor escolha para assistir cadeirantes, como cães de terapia para visitas em hospitais, como cães-guia para cegos, além de serem excepcionais cães policiais e de busca e resgate em montanhas. Também são usados em detecção de drogas e armas. A popularidade, acompanhada de intenso cruzamento seletivo, cria problemas. Alergias cutâneas e gastrintestinais são cada vez mais comuns e a agressão possessiva por comida e brinquedos ocorre com freqüência. É bom verificar displasia coxofemoral em programas de criação.