Dachshunds

          

Tamanho: (Reino Unido e EUA) miniatura: 4,5 – 5kg, 20cm | standard:  7 – 14kg, 26 – 28cm

 

Cuidados  com a pelagem: fácil para os pêlos curto e de pêlo duro;  médio para os de pêlo longo

Adestramento: difícil

Cores: variadas       
           

O  dachshunds é um verdadeiro anão. Sua estrutura óssea é normal, com exceção dos  ossos longos, que foram drasticamente encurtados. Há pinturas parecidas com o  dachshund numa antiga escultura egípcia de um faraó. Porém, é provável que os  teimosos cães de hoje tenham surgido na Idade Média, na Alemanha.

                O  humorista americado E.B. White disse que seus dachshunds eram tão insolentes  que paravam para um cigarrinho antes de dignarem-se a segui-lo para dentro de  casa.

                O  dachshunds de pêlo curto é a variedade mais antiga. O de pêlo longo surgiu  provavelmente do cruzamento de cães de pêlo curto com spaniels de pernas  curtas, criando uma raça muito afetuosa. O de pêlo duro foi desenvolvido pelo  cruzamento de cães de pelo curto com pinschers de pêlo duro e, depois, destes  com o desajeitado e amigável dandie dinmont, da Escócia. Essa é a provável  explicação para o dachshund de pêlo duro ter a cabeça um pouco maior e ser bem  menos feroz.

                Os  cães de exposição têm pernas curtas e o tórax fundo, que chega quase ao chão.  Os de trabalho têm pernas mais longas, com espaço suficiente entre o tórax e o  chão para se locomover em tocas de coelhos ou texugos. Na Alemanha, onde a  maioria é criada conforme padrões de cães de trabalho, o dachshund é  classificado de acordo com o tamanho do tórax como Kaninchenteckel (miniatura), Zwergteckel (anão) e Normalschlag (standard).

                Eles  têm vida longa, mais o dorso comprido e as pernas curtas os tornam predispostos  a ter hérnia de disco, condição que pode causar paralisia completa. É  provavelmente a raça mais fácil de reconhecer e a favorita dos publicitários.  Sua popularidade segue firme.


           

Membros  curtos, vidas longas

                Apesar  de todas as variedades de dachshunds terem propensão a sérios problemas de  coluna, o miniatura tem a segunda maior expectativa de vida de todas as raças:  14,4 anos. Só perde para o poodle miniatura. A expectativa média de vida do  dachshund standard é de 12,2 anos. Não é raro, porém, ver dachshunds de quase  vinte ou vinte e poucos anos.