Chihuahua

          

Tamanho: 1 – 3kg, 15 – 23cm
Cuidados com a pelagem: fácil/médio
Adestramento: médio
Cores: Todas

Fácil de reconhecer, é um dos mais famosos cães de colo do mundo. É mesmo digno da designação, não havendo lugar melhor para ele que o colo humano; a leveza e os olhos grandes e salientes completam a imagem de um companheiro leal e dependente.
Esta raça minúscula requer pouco exercício e se adapta bem à vida urbana. Porém, é vulnerável a baixas temperaturas, sobretudo a variedade de pêlo curto. Infelizmente, os chihuahuas são susceptíveis à epilepsia, característica comum a outras raças de crânio arredondado.
Apesar do tamanho e da aparência, a raça tem instintos de caça e proteção de um cão muito maior. O cruzamento em busca de temperamento mais calmo tem obtido êxito, mas eles ainda podem agir com rapidez e, apesar dos dentes pequenos, a mordida é certeira. Em geral, é cão para um único dono e, de pernas propensas a lesões, não é o ideal para famílias agitadas.

Vida de um cão de colo
Os chihuahuas de pêlo curto precisam de agasalhos em clima frio. O tamanho e a aparência indefesa também dão vazão ao nosso instinto maternal ou paternal, nossa necessidade de cuidar de outro ser.

História da raça
Para nossa surpresa, sabe-se pouco sobre a origem desta popular raça. Foi exportada para os Estados Unidos na década de 1850, vinda do México, de onde surgiu a inspiração para o nome, que significa “lugar seco e arenoso”; mas antes disso é tudo um mistério. Cães miniaturas chegaram às Américas com os espanhóis no séc. XVI, mas especula-se que vieram da China bem antes. Há até lendas sobre terem sido usados em sacrifícios pelos astecas, mas são questionáveis, na melhor das hipóteses.