Border Collie

          

Tamanho: 14 – 22kg, 46 – 54cm, também maior ou menos para cães de trabalho
Cuidados com a pelagem: médio/difícil
Adestramento: fácil
Cores: preto e branco, tricolor, marta, azul merle, preto, marrom, vermelho

Esta raça é sempre a número um em listas de “inteligência canina”. Em apenas três décadas, o sempre alerta e vigilante border collie passou de ávido e dedicado assistente de pastores galeses, escoceses e ingleses ao melhor campeão mundial em provas de agility e obediência. Há provas nas quais os border collies competem entre si, enquanto todas as outras raças competem juntas num padrão mais baixo.
É um cão de trabalho altamente adestrável, criado para habilidade em vez de tamanho ou cor, e faz um forte laço com o dono. Não é raça para donos inexperientes. Por ter a mente ágil, o instinto de pastor e a necessidade de gastar energia, não se adapta bem como um cão (doméstico) de estimação, onde tem uma enorme tendência a problemas comportamentais e atividades obsessivo-compulsivas, As linhagens de exposição são criadas conforme os padrões e com menores níveis de energia.
A obesidade é um raro problema, mas algumas linhagens têm disfunção oculares hereditárias. Outra preocupação é a displasia coxofemoral. A raça costuma ser reservada e até desconfiada com estranhos. Na falta de ovelhas, o cão persegue carros, ciclistas, corredores e até sombras. Os de pêlo longo precisam de cuidados diários, e até os de pêlo curto soltam bastante pêlo.

Estrelas do show
Os border collies estão entre os mais adestráveis e exímios cães de busca e resgate do mundo. Em regiões montanhosas ou adversas, cães adestrados salvam vidas todos os anos, trabalhando com o handler para localizar pessoas desaparecidas. Quando não estão trabalhando, é um prazer vê-los jogar flyball ou ganhar provas de obediência e agility.