A vacinação é de fundamental importância para a saúde dos animais. Sem as vacinas, é praticamente impossível criá-los sem problemas. Para serem vacinados, os cães devem estar em perfeito estado de saúde, inclusive ausente de pulgas, carrapatos e vermes. A vacinação envolve não somente a aplicação de uma vacina, mas também o acompanhamento do animal pelo Médico Veterinário. Ele saberá quando aplicar e quais as vacinas adequadas ao seu animal, avaliando previamente o seu estado de saúde. As vacinas são desenvolvidas para a prevenção de diversas doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários que infectam e causam danos e até a morte dos animais. O esquema de vacinação dependerá de diversos fatores, como a região, raça, idade, fase do desmame, etc. Quando o filhote está mamando, ele está recebendo anticorpos maternos, que conferem proteção (dependente da saúde e da imunidade da mãe). A partir do momento em que o filhote deixa de mamar, há uma queda em sua resistência, daí é a hora de entrar com as vacinas. Não há como saber exatamente o dia em que o filhote não tem mais anticorpos maternos, que inclusive destroem os antígenos das vacinas, por isso é que a primeira dose da vacina não é tão segura e é um dos motivos de termos que aplicar mais de uma dose.

Lembrando-se que a fase entre o desmame e a segunda vacina é a mais delicada para o filhote, deve-se tomar um cuidado especial, não submetendo o animal a fatores que podem comprometer sua saúde, como banhos, exposição a locais públicos, contato com outros animais, parasitas internos e externos, etc.

Após concluir que as vacinas éticas, ou seja, aquelas que são aplicadas e acompanhadas pelo Médico veterinário, são as que conferem melhor proteção aos animais e, portanto, são as de melhor qualidade, resta escolher o melhor esquema de vacinação. A duração de cada vacina é em média de um ano, quando a quantidade de anticorpos presente no animal está diminuída. No entanto, é indicada a revacinação anual de uma dose de cada vacina, principalmente a anti-rábica e a V8 ou V10. As revacinações poderão ser agendadas para que o Médico veterinário vá até a residência anualmente. Lembre-se que além da revacinação, o Médico veterinário estará avaliando anualmente o estado de saúde dos animais, atualizando os proprietários quanto às novidades em proteção, saúde, nutrição, etc. Cães que não receberam a primeira vacina com 45 dias devem mesmo assim iniciar o programa de vacinação o quanto antes.